sábado

Jó e a depressão

Texto bíblico: Livro de Jó
Todos nós sabemos que a depressão é um estado de sofrimento psíquico caracterizado fundamentalmente por rebaixamento do humor (isto é, do estado afetivo básico apresentado pela pessoa), acompanhado por diminuição significativa do interesse, prazer e energia. Normalmente, acrescem-se alterações do sono e apetite, retardo psicomotor, sensação de fadiga, falta de concentração, indecisão, diminuição da autoconfiança, pessimismo, ideias de culpa, desejo recorrente de morrer, entre outros sintomas. Depressão deve ser diferenciada de tristeza, que é uma experiência humana universal e esperada diante de experiências desfavoráveis, como o luto, por exemplo. O diagnóstico de depressão implica na correta avaliação das características e intensidade dos sintomas, bem como o tempo de evolução e suas repercussões.
Nessa situação de depressão nos perguntamos onde está Deus. Como exemplo bíblico, temos o Livro de Jó que relata uma depressão profunda que Jó vivencia em sua vida.
 Principalmente quando ele perdeu todos os seus bens – era um homem mais rico do oriente – 
e todos os seus filhos em um único dia (Jó 1.13-22).
 Perdeu sua saúde (Jó 2.1-10) 
e sua elevada posição social (Jó 19. 9; 30.9-11).
 Perdeu a solidariedade religiosa da esposa (Jó 2. 9-10) 
e sofreu críticas tremendamente injustas da partes dos amigos (Jó 4. 1-11).

 Tudo isso o levou a uma grande depressão cuja proporções ele mesmo descreve:
 “Não sou capaz de me ajudar a mim mesmo, e não há ninguém que me socorra” (6,13).
 “O meu coração está cheio de amargura” (7,11). “Detesto a vida; não quero mais viver (...) 
minha vida não vale mais a pena” (7. 16).
 “Agora já não tenho vontade de viver; o desespero tomou conta de mim” (30. 16).
 “O meu coração está agitado e não descansa (...) levo uma vida triste, como um dia sem sol” (30. 27-28).
Em meio a essa sentida depressão, Jó soube manter a fé e a esperança em Deus: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra” (19. 25). O que esperava aconteceu: “O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira” (42. 12). O Deus dos Cristãos, o Deus da revelação, o Deus das Escrituras é uma pessoa que ama, que se apaixona, que enxerga e enxuga lágrimas, que ouve e responde à oração que se compadece da fraqueza humana e perdoa pecados, que compreende o ser humano e o trata com bondade e paciência, que gosta de ser chamado de Pai Nosso.

A culminação dessa obra aguarda a volta em poder e muita glória daquele que é chamado de Emanuel, que quer dizer “Deus conosco”. 

Estudos para o projeto Casa de Paz