Obrigado por visitar nosso Blog!!

Dica para o dias da crianças em sua igreja; Caça ao tesouro

  

Caça ao tesouro - cristão perseguidos

CAÇA AO TESOURO TEMÁTICO: SE IMPORTANDO COM OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS
O Caça ao Tesouro é uma atividade de encontrar pistas em seqüência até chegar ao tesouro, que é a última pista. Em nosso caso, a brincadeira envolverá elementos da Igreja Perseguida, e as crianças receberão informações sobre os cristãos perseguidos e como ajudá-los. A atividade é uma história que iremos contar de forma lúdica.

Preparação

Você vai precisar da ajuda de mais dois adultos para serem os personagens da atividade. Um será o contrabandista de Bíblias e, o outro, o cristão perseguido. O contrabandista aparece no começo da atividade e o cristão perseguido no final.

Material para as pistas
A pista é um cartão dobrado ao meio e fechado pelas extremidades com a fita crepe ou colocada dentro de um saquinho. Dentro do cartão vai escrito ou impresso o enigma/charada, do lado de fora da pista, de forma visível, vai o número da pista.
Exemplo:



Faça as pistas em cartolina. para as pistas e fita crepe ou saquinho plástico para fechá-la, pincel atômico para escrever dentro e fora da pista (ou imprima), informações dos cristãos perseguidos (pegue na Revista ou site da Missão Portas Abertas).

Área da atividade
Todo o espaço disponível para as crianças. Esta é uma atividade que precisa de bastante espaço e pelo menos dez pontos para as pistas. Não dá para fazer esta atividade dentro da sala (ou salinha) dedicada as crianças, precisamos de espaço para as crianças correr. Mas não deixe de fazer porque não tem um “espaço grande”, use a criatividade, faça no estacionamento da igreja, no saguão, na praça próxima ou até na rua em frente a igreja (não esqueça as regras de segurança do local)

Sobre as pistas
As equipes têm três desafios para cada pista.
1 > Solucionar o enigma para saber a região da próxima pista e se deslocar até lá.
2 > Encontrar a pista em um local exato nesta região.
3 > 3.1 > Ouvir sobre os cristãos perseguidos e 3.2 > tarefa, agir conforma a dica, caso houver (nem todas as tarefas precisam ser ligadas ao tema perseguição, pode fazer atividades normais).
Para criar as pistas (região e enigma) dependem da área onde vai ser aplicada a brincadeira. Os participantes têm que conhecer a área antes da atividade, não adianta a pista indicar a região do bebedouro se ninguém sabe onde ele fica.
Região = Área para qual vai ser indicada o enigma da pista.
Local = Local exato onde vai estar à pista.
Por exemplo:
Enigma > Mata a sede (indica que a próxima pista esta na região do bebedouro)
Local da pista > Colada em baixo de uma cadeira ao lado do bebedouro.
Inclua também em cada pista as informações dos cristãos perseguidos. Mas lembre-se que estas informações não precisam ter nada a ver com a Região, Local e Enigmas das pistas. Esta é uma informação complementar, paralela a atividade. Na verdade, você vai contar uma história para as crianças, esta história será contada em partes (em cada pista uma parte).

Equipes
Divida os participantes em grupos de 3 a 15 crianças cada. Esta atividade deve ter no máximo 3 equipes. Cada equipe deve ter um capitão (entre as crianças participantes) e um recreador/tio responsável pela equipe.

A brincadeira começa com o contrabandista pedindo ajuda para as crianças. Ele vai dizer que precisa entregar uma caixa de Bíblias para um cristão perseguido. Ai já começa o conteúdo bíblico do jogo, ele vai explicar o que é um cristão perseguido, porque ele precisa de Bíblias e por que nós temos que contrabandeá-las a eles e outras explicações dentro do tema. Ele vai dizer que não pode ir e conta com a ajuda das crianças e entrega a primeira pista. Na pista 5, as crianças encontrarão, junto com a pista, a caixa de Bíblias. Ela será carregada até a pista 10, quando encontrarão o cristão perseguido e entregarão as Bíblias. Durante as outras pistas elas terão tarefas como orar, entender os tipos de perseguição, conhecer alguns personagens reais da igreja perseguida e suas histórias.

Como é uma seqüência de pistas?
A pista levará informação dentro e fora. A informação de dentro é o enigma que indicará o local da próxima pista. A informação de fora é o nº e o local da pista.
Por exemplo:
Pista 1
Escrito do lado de fora: PISTA 1 / MÃO (A pista inicial começa na mão da equipe)
Escrito do lado de dentro: Enigma > Mata a sede (indica que a próxima pista esta na região do bebedouro)
Conteúdo dos cristãos perseguidos: Orar > Fale com as crianças a importância de orar por eles, veja os motivos de oração reais da PA e dedique alguns minutos de oração antes de seguir a próxima pista.
Local da pista > Colada em baixo de uma cadeira ao lado do bebedouro.
Encontrada a Pista 2
Escrito do lado de fora: PISTA 2 / BEBEDOURO (Pois é o local da pista)
Escrito do lado de dentro: Enigma > Hum, que delícia (indica que a próxima pista esta na região da cantina)
Conteúdo dos cristãos perseguidos: Tipos de perseguição > Fale com as crianças sobre os tipos de perseguição (governo, grupos rebeldes familiares) e porque eles são perseguidos por causa do evangelho em cada tipo de hostilidade.
Local da pista > Atrás de uma mesa da cantina.
Encontrada a Pista 3
Escrito do lado de fora: PISTA 3 / CANTINA (Pois é o local da pista)
Escrito do lado de dentro: Enigma > ...assim por diante referente a próxima região.
Conteúdo dos cristãos perseguidos: Mapa da perseguição > Mostre o mapa e o ranking da perseguição (imprima pelo site da PA), onde ocorre, quais países, qual tipo de perseguição em cada região.

Não se preocupe em escrever o local da pista do lado de fora, pois as crianças só verão esta informação ao encontrar a pista. E esta indicação serve para quem vai esconder a pista saber onde colocar antes de começar o jogo.
A pista é “fechada” como estratégia para reunir o grupo. Quando uma criança acha a pista, normalmente já quer abri-la enquanto o grupo nem sabe que ele achou e continua procurando. Então, ao ser encontrada, a pista deve ser entregue ao recreador que acompanha a equipe e só abrir para ler o enigma após toda a equipe estiver reunida. Peça para a criança que achar gritar “achei, achei” como sinal para reunir a equipe com o tio.
(Segurança do local) Atenção com o local que vai se colocar a pista. Verifique os riscos de acidente antes de escolher a região e o local. Evite por exemplo: escada, fio descascado (tomada ou caixa de luz), lixo e/ou banheiro, cozinha e botijão de gás ou fogão, janela em lugar alto, barranco, árvores ou arbustos com espinhos, madeira com prego exposto, vespeiro ou casa de abelhas, poço e etc.

Andamento da atividade
Entregue a pista Nº1 para o capitão do grupo, ele abre a pista e toda a equipe tenta desvendar a região onde esta a pista Nº2.
Desvendado o enigma da pista Nº1 toda a equipe se dirige a região da pista Nº2 pra tentar encontrar o local exato onde ela esta escondida.
Quando a equipe encontra a pista Nº2, todos devem entregar para o recreador responsável pela equipe (ele pode estar em um local fixo ou andando junto com a equipe). O recreador dá um visto (após a equipe toda estiver reunida) e entrega de volta ao capitão, que abre a pista, lê o enigma e começa o processo novamente para encontrar a pista Nº3.
A última pista é o Tesouro. Quem chegar primeiro até ele vence. O Tesouro pode ser um objeto (por exemplo: Baú com chocolate e balas) ou uma pista normal indicando qual é o Tesouro. No caso de ser uma pista normal, pode-se colocar 3 pistas na região indicada, sendo duas falsas (mais fáceis de achar) e um verdadeira. A pista falsa deve ser idêntica por fora, mas estar escrito “Tesouro Falso” ou “Tente de Novo” dentro.
Em nosso caso, o tesouro será entregar uma caixa de Bíblias para os cristãos perseguidos. Então a pista 5 pode ser uma caixa de Bíblias e o tesouro um cristão perseguido (personagem) eu irá recebê-la. Em nosso Caça ao Tesouro não tem equipe vencedora e perdedora. Todos vencem e todos devem completar a entrega de Bíblias. A equipe que terminar pode se juntar a outra que ainda não terminou. Temos que motivar a unidade e cooperação entre eles e mostrar que o prêmio, o tesouro, é um cristão recebendo a Bíblia. Mas claro, como e um jogo com crianças, entregue baças, chocolates e outras guloseimas quando completarem a tarefa

Personagens
Roteiro do contrabandista:
Seu trabalho é entregar bíblias, de maneira clandestina, nos países onde existe perseguição. A história que vai contar as crianças é que estava a caminho para a entrega, mas a polícia veio atrás e iria prendê-lo. Então você rapidamente “jogou” a caixa no mato para esconder da polícia e eles te pararam, revistaram e não acharam nada.
Mas alguém disse que você era o contrabandista. Você esta em fuga, mas as bíblias precisam ser entregues. Você diz mais ou menos onde jogou a caixa e pede pra crianças ir com você. Todos vão ao local, mas o telefone toca, são os cristãos a que estão esperando as bíblias, eles estão preocupados com a demora. Você conversa um pouco sempre perguntando se eles estão bem, dizendo que orou por eles e etc. Você deve fugir e vai embora, mas antes pede para as crianças terminarem sua tarefa. Você indica o local onde estariam às bíblias e qual local encontraria os cristãos. Também passa uma senha (inventa uma e combina com os cristãos que vão receber, tem que ter fala e contra-fala a senha) e a descrição de como são as pessoas que irão receber o material. Ai você diz que para facilitar o trabalho das crianças irá da uma pista que levará eles às Bíblias no meio do caminho e aos cristãos no final.
Dicas: Você esta o tempo todo ofegante, como se estivesse correndo. Sempre falando e olhando para os lados, preocupado. E sempre falando dos cristãos perseguidos, em especial os que iriam receber as bíblias. Como é importante eles terem a bíblia e etc.

Roteiro dos cristãos perseguidos:
Agir como um cristão perseguido recebendo a Palavra. Compartilhar com as crianças um pouco do seu dia-a-dia como perseguido (culto, vida social, leitura da Palavra, família, etc). Pedirem o compromisso de orar e divulgarem a causa dos cristãos perseguidos em todo o mundo.
Dicas: Você esta o tempo todo agradecendo a ajuda e o apoio e falando da alegria de todos os irmãos que vão receber o material entregue, como é importante o apoio dos cristãos livres e etc.

Em caso de dúvidas sobre a atividade ou como aplicá-la, fique a vontade para entrar em contato com o Ricco através do e-mail ricardo@em.org.br

Exemplo de pistas em sequência:
PISTA 1 – parquinho
Enigma próxima pista: Grande e come de tudo!
TAREFA/AGIR:: A primeira tarefa é descobrirmos onde acontece a perseguição hoje. Veja o mapa e ouça sobre as regiões.
Enigma próxima pista: Grande e come de tudo!

PISTA 2 – avestruz
Enigma próxima pista: Nosso próximo local é um chalé, para descobrir qual é, façam a conta: 10+10+100-15+25-20=???
TAREFA/AGIR: Formar as letras ABCDE com os sapatos.

PISTA 3 – chalé 110
Enigma próxima pista: A próxima pista esta em um lugar bom para nadar, mas é perigoso. Onde é?
TAREFA/AGIR:: Vamos descobrir os tipos de perseguição: Governo, família/cultura, grupos rebeldes.

PISTA 4 - lago
Enigma próxima pista: Sejam bem vindos!!!.
TAREFA: Telefone sem-fio. Contar uma história de ouvido em ouvido. Levar a mensagem para outro lugar e oferecer uma ação de volta. A importância de comunicar a causa dos cristãos perseguidos.

PISTA 5 - recepção
Enigma próxima pista: Tchibum!!!
TAREFA: Uma das maneiras de ajudar os cristãos perseguidos é orando e escrevendo cartas como vimos na tarefa anterior. Vamos fazer um desenho para Elima Das (personagem real da igreja perseguido).

PISTA 6 - piscina
Enigma próxima pista: Gooooollllll!!!!!!!
TAREFA: A equipe deve encher um balde com água. Porém o balde e a água estarão longe um do outro. A equipe deve formar uma corrente e ir passando os copos. A importância da cooperação com nossos irmãos perseguidos.

PISTA 7 – campo gramado
Enigma próxima pista: Para todos os esportes.
TAREFA: Encontrar a caixa de Bíblias.

PISTA 8 – na quadra
Enigma próxima pista: Levo todos e fico esperando no...
TAREFA: Cantar um louvor.

PISTA 9 – no estacionamento
Enigma próxima pista: Ai que fome!
TAREFA: Ouvir a história de um cristão perseguido.

PISTA 10 – no restaurante









































































































































































































































Digite seu endereço de e-mail para obter atualização do Blog Ministrando.
Imprimir em PDF
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »

Comente a vontade
Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.

Estudos

Copyright © 2014. Blog Evangélico | Distributed By Free Blog Templates | Template Created By Kompi Ajaib | Proudly Powered By Blogger